Informação sobre gota, causas, sintomas e tratamento do gota, identificando seu diagnóstico e fornecendo dicas importantes sobre esta patologia, com dicas que possam permitir a cada pessoa minimizar o numero e duração das crises agudas de gota.


domingo, 29 de junho de 2014

Saiba o que é gota

Gota é uma forma de artrite marcada pelo início súbito de articulações dolorosas e inflamadas. Os sintomas clássicos incluem dor abrupta, tipo queimação, com inchaço, vermelhidão, calor e rigidez na articulação. A gota afeta mais comumente as articulações do dedão do pé, mas pode ocorrer em outras partes do corpo, incluindo as articulações e áreas ao redor do pé, tornozelo ou joelho.
A gota é causada por uma acumulação de cristais de ácido úrico nas articulações. Os cristais podem formar-se quando os níveis anormalmente elevados de ácido úrico (hiperuricemia) estão presentes no corpo ao longo de um período de tempo prolongado. 
Hiperuricemia leve geralmente não causa problemas, e a maioria das pessoas com hiperuricemia nunca desenvolve gota. No entanto, alguns indivíduos podem ser mais propensos a desenvolver gota, quando os níveis de ácido úrico no sangue são demasiado elevados. Alguns dos fatores de risco para a gota incluem: 
• Genética ou uma forte história familiar;
• Um índice de massa corporal (IMC) acima de 30 (obesidade);
• Condições de saúde não tratadas, tais como pressão arterial elevada, diabetes, colesterol alto e triglicérides, ou doença renal;
• O uso de certos medicamentos.

As crises de gota podem durar alguns dias ou mesmo várias semanas, e após este periodo, os sintomas podem desaparecer completamente, sem voltar a ocorrer durante meses ou mesmo anos.