Informação sobre gota, causas, sintomas e tratamento do gota, identificando seu diagnóstico e fornecendo dicas importantes sobre esta patologia, com dicas que possam permitir a cada pessoa minimizar o numero e duração das crises agudas de gota.


sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Doenças relacionadas com gota

A gota é um tipo de artrite. A gota é causada por excesso de ácido úrico na corrente sanguínea. O ácido úrico é o produto de resíduos que se criam quando o corpo quebra purinas (um tipo de proteína encontrada em muitos alimentos e todas as suas células). O aumento dos níveis de ácido úrico no sangue pode ocorrer se, por exemplo, os rins não conseguirem removê-lo de modo eficiente, se você tiver uma anomalia genética rara, ou se a sua dieta e estilo de vida provocarem aumento da quantidade de ácido úrico produzido. Se os níveis de ácido úrico forem altos por períodos prolongados, os cristais em forma de agulha podem começar a formar-se em seus tecidos, o que resulta em inchaço e dor nas articulações.
A sua dieta desempenha um papel importante em ambas as situações que provocam a gota e na redução da probabilidade de sofrer ataques mais dolorosos de gota. Se você já sofre de gota, adotar uma dieta rica em purinas, pode resultar num aumento de cinco vezes nas probabilidades de ataques de gota.

Ácido úrico elevado

Ácido úrico elevado é visto em muitas outras condições, e as pessoas que têm gota também podem ter níveis elevados de colesterol, triglicérideos (um tipo de gordura no sangue), pressão alta e baixa tolerância a altos níveis de glicose. Isto pode aumentar a probabilidade de você desenvolver diabetes tipo 2, síndrome metabólica e doença renal.
Além disso, cerca de metade de todas as pessoas que sofrem de gota, apresentam excesso de peso.
A obesidade central (carregando peso em torno de seu meio) também aumenta certas substâncias inflamatórias no sangue, podendo agravar ainda mais os ataques de gota, bem como colocá-lo em risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e síndrome metabólica.