Informação sobre gota, causas, sintomas e tratamento do gota, identificando seu diagnóstico e fornecendo dicas importantes sobre esta patologia, com dicas que possam permitir a cada pessoa minimizar o numero e duração das crises agudas de gota.


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Os tipos de gota

Gota Aguda 
Este tipo de gota geralmente envolve uma articulação (geralmente o dedo do pé) ou algumas articulações. Os ataques podem começar de noite. Gota aguda pode ser desencadeada por uma dieta rica em purinas, abuso de álcool, alguns medicamentos, cirurgia, ataque cardíaco ou trauma. Articulações afetadas ficam geralmente vermelhas, inchadas e sensíveis. Os primeiros ataques geralmente desaparecem depois de três a dez dias, com um pouco de descamação da pele, longe da articulação afetada. Sem tratamento adequado, você pode ter um ataque que dura mais tempo. Mais de 50 por cento dos indivíduos que tiveram um ataque de gota aguda tiveram uma recorrência dentro de um ano. Com o tempo, os ataques podem tornar-se mais frequentes, durarem mais tempo e envolverem mais articulações.
Por exemplo, você pode ir para a cama com boa saúde. Durante a noite, você acorda devido a dor aguda, geralmente no dedão do pé, mas às vezes no calcanhar, tornozelo ou peito do pé. A dor e a sensação é tão aguda que não se pode tolerar o peso de um lençol em seu dedo do pé, sendo que a dor durante a noite é persistente e intensa. 
A articulação que mais comumente é afetada em primeiro lugar, está localizada na base do dedão do pé.
Quase qualquer articulação pode ser afetada, mas as articulações dos membros inferiores são mais frequentemente envolvidas. Gota também pode afetar a bursa e os tendões, causando inchaço dos tecidos moles sob a articulação do cotovelo. Os tecidos moles que recobrem a articulação podem tornar-se vermelhos, quentes e inchados, o que não ocorre na maioria das outras formas de artrite. O inchaço pode, eventualmente, afetar todo o pé e tornozelo, e conseguir calçar um sapato regularmente ao longo do dedo do pé inflamado pode tornar-se impossível.

Gota crônica 
Em alguns casos, os ataques não tratados prolongam-se e tornam-se numa doença crónica com inflamação persistente. O ácido úrico deposita cristais em torno da articulação, levando à destruição dos tecidos articulares e macios. Após muitos anos de ataques de gota, algumas pessoas entram na fase mais incapacitante. A inflamação causada por cristais de ácido úrico, depositados dentro e em torno da articulação continua a ser contínua e destrutiva, chamando-se de tofo gotoso. Com atendimento médico e tratamento adequado, a maioria das pessoas não vai progredir para este estágio avançado.