Informação sobre gota, causas, sintomas e tratamento do gota, identificando seu diagnóstico e fornecendo dicas importantes sobre esta patologia, com dicas que possam permitir a cada pessoa minimizar o numero e duração das crises agudas de gota.


sábado, 2 de janeiro de 2016

Ácido úrico

O ácido úrico é o produto final da decomposição do ácido nucleico nas células do corpo.
Uma pequena quantidade de ácido úrico é também produzida pela digestão de alimentos ricos em purinas, como as miudezas e vísceras. Grande parte do ácido úrico produzido no organismo é transportado pelo sangue até aos rins, que separam o ácido do sangue e eliminam-no através da urina.
Os rins de uma pessoa saudável mantêm os níveis de ácido úrico no sangue dentro de limites aceitáveis.

O que pode provocar o aumento do Ácido Úrico (Hiperuricemia):

  • Indivíduos com esta doença têm dificuldade em eliminar o ácido úrico, produto final do metabolismo das purinas, pelos rins;
  • Geralmente desenvolvem gota, doença que se assemelha à artrite, pela ocorrência de dores e rigidez nas articulações, edema (inchaço), calor e rubor;
  • Os níveis muito altos de ácido úrico na urina levam à formação de cálculos renais.

Teste de ácido úrico 


O teste de ácido úrico no sangue mede a quantidade de ácido úrico na amostra de sangue. O ácido úrico é produzido a partir da decomposição natural das células do seu corpo e dos alimentos que ingerimos.
A maior parte do ácido úrico é filtrado pelos rins e passa para fora do corpo através da urina. Uma pequena quantidade passa para fora do corpo através das fezes. Mas se for produzido um excesso de ácido úrico ou se os rins não conseguirem removê-lo normalmente, o nível de ácido úrico no sangue aumenta.
Os níveis elevados de ácido úrico no sangue podem causar cristais sólidos que se formam dentro das articulações, provocando uma condição dolorosa chamada de gota. Se a gota permanecer sem tratamento, esses cristais de ácido úrico podem acumular-se nas articulações e tecidos circundantes, formando depósitos irregulares chamados tofos. Altos níveis de ácido úrico também podem causar pedras nos rins ou insuficiência renal.