Informação sobre gota, causas, sintomas e tratamento do gota, identificando seu diagnóstico e fornecendo dicas importantes sobre esta patologia, com dicas que possam permitir a cada pessoa minimizar o numero e duração das crises agudas de gota.


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mitos e verdades sobre Gota

Gota é hereditária.
Mito - A gota é de causa desconhecida e se acredita que possa estar ligada a fatores genéticos. A gota de forma geral está relacionada a fatores predisponentes como: consumo de álcool, traumas, dieta rica em proteínas, uso de aspirina e diuréticos entre outros.


Gota atinge somente a articulação do dedão do pé.

Mito – O dedão do pé é o primeiro sinal da doença, se não tratada corretamente, atinge outras articulações.


Gota é uma doença de velhos.

Mito – É mais comum em adultos, mas, existem casos, isolados, da doença em crianças e adolescentes também.


Gota está relacionada ao consumo de álcool.

Verdade – O consumo excessivo de álcool acelera a produção de ácido úrico no organismo e, por conseqüência, a doença.


O ataque de gota pode ser desencadeado por consumo de carnes, miúdos e frutos do mar

Verdade - Excessos na ingestão de carnes, miúdos e de frutos do mar estão associados a um risco maior de surgimento de gota, a pessoa com gota deve ter uma dieta saudável, mas, sem exageros que se baseia na redução de alimentos ricos em purinas. Não se justifica a restrição de grãos, frutas cítricas e tomate, como muitos acreditam.


Obesidade está relacionada com gota.

Verdade – A obesidade é um fator conhecido por aumentar a concentração de ácido úrico no sangue, a perda gradual de peso em pacientes obesos é necessária para corrigir a hiperuricemia.


Mulheres sofrem de gota.

Verdade – A doença é mais comum em homens, mas, mulheres, principalmente as que já passaram pela menopausa, podem contrair a doença.


Gota tem cura.

Mito – Gota tem controle, cura ainda não. Algumas drogas estão sendo desenvolvidas e têm trazido bons resultados para o controle da doença.


Gota atinge outros órgãos do corpo.

Verdade – Na forma aguda da doença, a Gota pode atingir mãos, joelhos e outras articulações. Vale lembrar que se for diagnosticado precocemente e tratada, isso não acontece.


A hiperuricemia é sinônimo de gota.

Mito - Todos as pessoas com gota têm hiperuricemia, mas nem todos os hiperuricêmicos têm gota, o risco do desenvolvimento da gota aumenta com a elevação da hiperuricemia e da idade.